Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

IAP divulga novo boletim de balneabilidade do Litoral e do Interior


sexta-feira, 18/janeiro/2013
IAP divulga novo boletim de balneabilidade do Litoral e do Interior

O quinto boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), diz que a qualidade das águas no interior do Estado são as melhores desde o início da temporada, e pela primeira vez todos os pontos monitorados pelo órgão são considerados próprios para banho.

No Litoral, as análises mostram que os resultados se mantiveram os mesmos da última semana, variando em poucos pontos devido às chuvas que caíram neste final de semana. Dos 90 quilômetros da costa litorânea, apenas dois quilômetros são considerados impróprios para banho. Na Ilha do Mel foi constatado um ponto impróprio que fica na praia de Encantadas, e outros três nos rios Nunes e Nhundiaquara, nos municípios de Morretes e Antonina.

Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação, pois esses são mais suscetíveis à variação da qualidade da água.

As análises laboratoriais são capazes de indicar a concentração de enterococcus na água em um raio de aproximadamente 200 metros, por isso é preciso respeitar a sinalização do IAP. As bandeiras são instaladas no meio desse raio, portanto as de cor verde indicam que a água está própria para banho 100 metros à direita e à esquerda, as de cor vermelha indicam que são impróprias na mesma distancia de 100 metros.

O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta.

 

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também





Cinco parques estaduais têm planos de manejo atualizados


Grupo GTFoods inicia exportação de frango tipo “Griller”


BRINK’S marca presença em evento global sobre ciclo de vida do dinheiro no Texas (EUA)


Leoni encerra temporada 2015 do “Trajeto Lumen Ao Vivo”