Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Livro "A Alma sem Barba" faz retrato poético de grandes nomes da pintura


sexta-feira, 11/janeiro/2013
Livro "A Alma sem Barba" faz retrato poético de grandes nomes da pintura

Um retrato poético, emotivo, existencial, questionador, da vida de grandes nomes da pintura universal. Este é o conteúdo de “A Alma Sem Barba”, novo livro da jornalista e escritora Maria do Rosário Lino, que em 40 poemas compartilha o seu olhar sobre 24nomes consagrados das artes plásticas. “A Alma Sem Barba” foi editado pela Lince Gráfica e Editora, de Campinas, e tem capa assinada pelo premiado cartunista Fausto Bergocce.

O conjunto de prosas poéticas, como propõe a autora, promove a (re)criação do itinerário pessoal e/ou estético dos artistas escolhidos. Detalhes marcantes da biografia desses gênios das telas, sua concepção da pintura e da vida, são pincelados por Maria do Rosário Lino, em textos enriquecidos com as citações de 141 obras-primas dos artistas.

Mas uma “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci, ou o “Davi”, de Michelangelo, não são citados aleatoriamente. Eles permitem a ilustração do pensamento, da inquietação, dos sofrimentos e êxtases vivenciados pelos grandes criadores, muitos deles transitando por outras fronteiras artísticas além da pintura, como a escultura, a arquitetura e o desenho.

“Agora você é o protagonista poético”, afirma Maria do Rosário Lino, em um convite para que o leitor faça a sua própria interpretação, dê seu contorno pessoal, sobre os textos que desenham uma nova perspectiva, até mesmo no formato de contos livres, de gigantes como Frida Kahlo, Cézanne, Van Gogh e Diego Rivera. Sempre respeitando o princípio da ousadia que caracterizou todos os artistas contemplados no livro.

Os textos multidimensionais enfatizam as dores, a agonia, presentes em criações (e na biografia dos artistas)como “O Grito”, de Munch, a revolução, a quebra de paradigmas, presentes em Picasso ou em Caravaggio, a reverência, o sublime, em Botticelli, a provocação, a tormenta, expostos por Düreroumesmo o intimismo deRedon.

Assim é “A Alma Sem Barba”, da jornalista e escritora Maria do Rosário Lino, autora de mais de 20 livros, a maioria de poesia, com temáticas diferenciadas como o transcendente, direitos humanos, meio ambiente, solidariedade, o amor, mas também de ensaios e literatura infantil. Os livros estão à venda em bancas de jornais do Cambuí, em Campinas, na Casa da Criança Paralítica e na Lince Gráfica e Editora. Os interessados em adquirir o livro também podem entrar em contato pelo e-mail: rosariolino@bol.com.brO preço é de R$ 40,00.

 

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também





Cinco parques estaduais têm planos de manejo atualizados


Grupo GTFoods inicia exportação de frango tipo “Griller”


BRINK’S marca presença em evento global sobre ciclo de vida do dinheiro no Texas (EUA)


Leoni encerra temporada 2015 do “Trajeto Lumen Ao Vivo”