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Praça recuperada como espaço pedagógico em Campinas com apoio do Fundo Juntos pela Educação


segunda-feira, 10/fevereiro/2014
Praça recuperada como espaço pedagógico em Campinas com apoio do Fundo Juntos pela Educação

A Praça dos Trabalhadores, que se tornou uma referência educativa, cultural e esportiva na região da Vila Castelo Branco, em Campinas, foi recuperada em seu papel como resultado do Projeto “Comunidade Educativa: Integrando a formação e a informação a partir de ações comunitárias”, um dos quatro projetos desenvolvidos em Campinas em 2010, pelo Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação. Tanto o Fundo Juntos pela Educação como o Instituto Arcor Brasil, um de seus formadores, ao lado do Instituto C&A, completam dez anos de atividades por uma educação de qualidade e igualitária em 2014.

Para consolidar a Praça dos Trabalhadores como importante espaço de ensino e aprendizagem, em benefício das crianças e adolescentes e de todos os moradores da região, o Projeto Comunidade Educativa promoveu as primeiras edições da Ação Cidadã, realizada por escolas e entidades comunitárias. Um dos destaques da Ação Cidadã é a Tenda da Leitura, que promove o incentivo e o maior contato de crianças e adolescentes com livros de vários espectros.

O Projeto Comunidade Educativa foi coordenado pelo PROGEN e teve a participação de várias escolas e instituições da região da Vila Castelo Branco, Jardim Garcia, Vila Padre Manoel da Nóbrega e bairros vizinhos, como as escolas estaduais “Dr.Mário Natividade” e “Professora Hercy Moraes” e as entidades Casa de Cultura Tainã e Centro de Convivência Toninha.

Do mesmo modo, o Projeto Comunidade Educativa promoveu o desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação na região. O jornal “Conexão Jovem”, editado pelo PROGEN em parceria com escolas locais, teve a sua tiragem multiplicada, visando maior circulação na região. Trata-se de um jornal produzido pelos próprios jovens da comunidade, mostrando as suas demandas, os seus desafios, a sua visão de mundo. Escolas públicas ligadas ao Projeto também tiveram montadas e/ou reformadas rádio-escolas e bibliotecas, entre outros recursos.

Este foi um dos mais de 350 projetos apoiados pelo Instituto Arcor Brasil, que soma dez anos em 2014 mantendo o foco em sua missão de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação.

 

Mais informações:

Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br

José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa

(19) 98206.1867 – josepmartins@uol.com.br

 

 


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