Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Após ataque de tubarão, mergulhos terão regras especiais em Noronha

Acesso à Baía onde aconteceu ataque de tubarão terá horário restrito


quinta-feira, 24/dezembro/2015
Após ataque de tubarão, mergulhos terão regras especiais em Noronha

A Praia do Sueste, onde o turista paranaense Márcio de Castro Palma foi atacado por um tubarão na segunda (21), deve ser reaberta para mergulhos a partir de sexta-feira (25), mas com regras especiais e limitação de horário, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque marinho.

Nesta quinta-feira (24), os técnicos do órgão fizeram uma reunião com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), numa troca de experiências e informações. “Repassamos o que o pessoal do Cemit já tinha conversado com o rapaz e o que vivenciamos aqui. Eles chancelaram as medidas que apontamos”, explicou o chefe de fiscalização do ICMBio no arquipélago, Tadeu Oliveira.

A praia vai ser reaberta para a visitação no dia de Natal, com visitação de 10h às 15h. As atividade de flutuação só será permitida com o acompanhamento de condutor autorizado pelo parque, além de continuar vigorando as demais regras de visitação. “A acesso à praia é controlado, restrito. A gente vai ter um fiscal de ICMBio constante naquela praia, para acompanhamento e repasse de informações”, afirmou.

As regras especiais vão valer, pelo menos, até o dia 4 de janeiro. “A gente avalia todos os dias, várias vezes por dia a situação da praia. A princípio, se nada mudar, permanece o que está planejado. A gente não vai esperar até o dia 4 para definir mudanças, elas podem vir acontecendo de acordo com o que identificarmos. A gente está fazendo monitoramente através de mergulho e sobrevoo de drones”, apontou Oliveira.

Estado de saúde
Na manhã desta quinta-feira (24), o hospital particular onde Márcio de Castro Palma está internado informou que o quadro de saúde dele permanece estável, fazendo o uso de antibióticos. A unidade de saúde apontou ainda que ele reclamou de fortes dores na noite da quarta (23) e recebeu medicamentos mais fortes, ficando mais sonolento nesta quinta.

Entenda o caso
Na última segunda (21), o paranaense de 32 anos foi atacado por um tubarão na Baía do Sueste, em Fernando de Noronha. A vítima recebeu os primeiros socorros no próprio arquipélago e viajou para o Recife na manhã da terça (22) para atendimento no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. Durante o ataque do animal, a vítima teve a mão direita e parte do antebraço amputados. Após cirurgia no HR, o paciente teve quadro classificado como estável e foi transferido para um hospital particular na Ilha do Leite, no Recife, onde permanece.

Márcio conversou com a imprensa, na quarta-feira (23), e detalhou como aconteceu o ataque. “Fiz um giro de 360º, meio agachado, e, quando me posicionei novamente de frente para o oceano, o tubarão estava na minha frente. No segundo chacoalhão ele já arrancou o braço. Bati nele pra tentar me soltar, mas já tava sem o braço. Naturalmente eu afundei um pouquinho e comecei a nadar”, lembrou ele.

Estudos
Na terça (22), o engenheiro de pesca Leonardo Veras e a bióloga e fotógrafa Zaira Mateus fizeram um mergulho na Baía do Sueste, autorizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para tentar entender o ocorrido. De acordo com o pesquisador, foi um tubarão tigre o responsável pelo ataque.

Este foi o primeiro ataque registrado na ilha nos últimos 23 anos, desde que começou o monitoramento. Em Pernambuco, entre o Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, e Paulista, no Litoral Norte, foram 61 ataques, nos quais 24 pessoas morreram.

 

g1

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
A família-problema do ‘BBB18’

Atriz Desirée Vignolli morre no Rio

Pesquisa Aponta : Mulheres gordinhas são melhores de Cama do que as magras

Peter Mayle, escritor britânico, morre aos 78 anos


Traficantes são presos pela PM em Guarapuava

Traficantes são presos pela PM em Guarapuava


Foragida é localizada em Balneário Camboriú depois de postar foto em rede social

Foragida é localizada em Balneário Camboriú depois de postar foto em rede social


Fenômeno ‘arco-íris de fogo’ é flagrado em Caraguatatuba

Fenômeno ‘arco-íris de fogo’ é flagrado em Caraguatatuba


Sou obrigado a pagar os 10% da conta no restaurante?

Sou obrigado a pagar os 10% da conta no restaurante?