Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Filha põe fogo em panela e mãe bombeira ensina na web como apagar

Sargento do Corpo de Bombeiros compartilhou experiência no Facebook.


terça-feira, 26/julho/2016
Filha põe fogo em panela e mãe bombeira ensina na web como apagar

Um momento de distração da filha e a panela que esquentava óleo virou um foco de incêndio na casa da bombeira militar Patrícia Sabioni, em Campo Grande. Ela, que é 2º sargento e está há 11 anos na corporação, controlou a situação usando conhecimentos da profissão e aproveitou a oportunidade para compartilhar as orientações na internet. O caso foi na sexta-feira (22) e a repercussão surpreendeu a bombeira.

Em seu perfil no Facebook, Sabioni postou um vídeo onde mostra como abafa o fogo na panela. Quem filma é a filha de 13 anos, que esqueceu o óleo esquentando enquanto foi cortar batatas vendo televisão. Patrícia Sabioni pega um pano de prato e umedece na água da torneira da pia da cozinha.

Em seguida, ela torce e tira o excesso de água e coloca o pano sobre as chamas. Pronto, o fogo foi apagado em poucos segundos. No texto postado junto com o vídeo, Patrícia Sabioni dá orientações: “Instrução prática de como apagar fogo em panela de óleo. Molhar um pano e torcer (não deixar pingando água) e cobrir a panela até resfriar. E muita calma nessa hora!!! É a dona Agatha colocando fogo na casa”, postou.

Nos comentários da publicação, alguns amigos parabenizam a calma da bombeira. Outros contam experiências parecidas e dizem que não sabiam o que fazer. A bombeira lembra que a primeira reação da maioria das pessoas é jogar água, mas nesses casos de fogo e óleo, o correto é abafar um dos três componentes do chamado triângulo do fogo.

“São três elementos que fazem fogo: calor, combustível e comburente, que é oxigênio, se tirar um dos três elementos você acaba com fogo. No meu caso ali era tirar oxigênio, no proceso de abafamento. Não tinha como tirar o combustível, o calor já tinha acabado quando desliguei o fogo do fogão, mas o óleo tava no ponto de ignição já e pra ele sair desse ponto e ia ficar queimando até evaporar tudo”, explicou Sabioni.

Ela lembra que a filha ia fritar batatas e deixou o óleo esquentando. “Esqueceu, demorou muito e deixou o óleo aquecendo com a panela tampada. Quando tirou a tampa, teve ignição porque o oxigênio entrou em contato com o calor e o combustível. Bombeiro também é um pouco de químico e físico”, brinca.

Interação
Patrícia Sabioni disse que resolveu compartilhar a experiência na rede social como forma de alertar e orientar outras pessoas. Ela conta que se surpreendeu com os comentários e compartilhamentos.

“É uma situação que eu nunca tinha vivido, mas eu sabia o que era pra ser feito, então, aproveitei a oportunidade pra dar mais uma aulinha pras donas de casa e pra quem pode passar por isso um dia. Nem achei que ia ter tanta gente comentando, o pessoal chegou a comentar situações que aconteceram e que não souberam lidar, que jogaram água”, falou.

Em mais de dez anos como bombeira, Sabioni disse que nunca atendeu ocorrência de abafamento de fogo em panela com óleo quente, mas lembra que em outras situações teve que entrar em ação como bombeira mesmo durante a folga.

“Já passei orientação de parada cardíaca, de acidente com vazamento de gás, por exemplo, hemorragia e contenção de hemorragia ou quando o bebê afogar com o leite, essas coisas assim que são coisas corriqueiras que podem acontecer com qualquer coisa. O importante é a pessoa ter a orientação e manter a tranquilidade, que essa sim realmente pode salvar uma vida. Eu mesma já fui chamada para atender uma ocorrência em que meu pai tinha se machucado com uma lixadeira, na hora que cheguei lá perdi a calma e entrei nesse desespero que não ajuda em nada”, lembrou.

Fonte: G1


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Pesquisa Aponta : Mulheres gordinhas são melhores de Cama do que as magras

Peter Mayle, escritor britânico, morre aos 78 anos

Traficantes são presos pela PM em Guarapuava

Foragida é localizada em Balneário Camboriú depois de postar foto em rede social


Fenômeno ‘arco-íris de fogo’ é flagrado em Caraguatatuba

Fenômeno ‘arco-íris de fogo’ é flagrado em Caraguatatuba


Sou obrigado a pagar os 10% da conta no restaurante?

Sou obrigado a pagar os 10% da conta no restaurante?


Nota de Falecimento

Nota de Falecimento


A história do caminhoneiro que se assumiu crossdresser e roda o Brasil de salto alto

A história do caminhoneiro que se assumiu crossdresser e roda o Brasil de salto alto