Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Vai viajar sozinho? Veja as dicas e os melhores destinos

Viajar sozinho pode proporcionar experiências únicas. Conheça os melhores destinos e no que pensar antes de pegar a estrada sozinha.


terça-feira, 26/janeiro/2016
Vai viajar sozinho? Veja as dicas e os melhores destinos

Embarcar em uma viagem sozinho está nos planos de muitos brasileiros, seja em rotas nacionais ou internacionais. Ano passado, o TripAdvisor, maior site de viagens do mundo, divulgou que 77% das mulheres e 33% dos homens que responderam à pesquisa “Viagem Solitária” têm planos de viajar sozinhos. Tendência que deve continuar firme em 2016. Uma dica útil para esses aventureiros é filtrar as avaliações e opiniões no TripAdvisor e visualizar aquelas postadas por usuários que viajaram sozinhos e que, portanto, têm necessidades e perfil semelhantes.

 

Também é recomendado procurar a ajuda de consultores de viagens, que podem dar dicas de como se organizar com o dinheiro e documentos, escolher hotéis, onde comer, o que visitar, além das demais necessidades – como seguro viagem, que é obrigatório em alguns países. Viajar com agências também é uma opção para quem quer garantir mais segurança. Marcele Albuquerque, consultora de viagens da Luck Viagens, fala sobre os destinos mais procurados e ideais para quem vai cair na estrada sem companhia.

 

Nordeste brasileiro – Os estados que fazem parte do Nordeste brasileiro são ideais para os turistas que gostam de mochilar, mas não têm como sair do Brasil. Da Bahia ao Maranhão, é possível encontrar destinos que contemplam os que gostam de praia ou serra, cachoeiras, animais silvestres, matas, mas também baladas, arquitetura e cidades históricas. Além do custo inferior a outros destinos brasileiros, a proximidade entre os estados facilita a locomoção por terra, fazendo com que o viajante economize. Os nordestinos também foram considerados o povo mais carinhoso e receptivo do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, o que pode facilitar a vida de quem viaja sozinho. Não pode faltar no roteiro a Praia de Carneiros, em Pernambuco; Maragogi, em Alagoas; Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco; Morro de São Paulo, na Bahia, entre outros. Praia de naturismo de Tambaba, na Paraíba, fica para os mais ousados. Praias como Taparica, na Bahia, e da Pipa, no Rio Grande do Norte, também têm noites agitas, para quem gosta de balada.

 

Europa – O destino já é conhecido pelos viajantes solitários. A Europa, assim como o Nordeste, facilita a vida por proporcionar viagens por terra, em trens, assim como voos curtos, já que os países são próximos. É importante ter um roteiro, com planejamento, para não deixar de conhecer tudo que for possível e não perder tempo ou dinheiro – além de ser mais seguro. Dependendo de quanto for o investimento, dá para conhecer em uma única viagem a Itália, Áustria, República Checa, Alemanha, Holanda, Bélgica e França. Ou ainda Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda e, de quebra, dar um pulinho no continente africano e conhecer Marrocos. As opções são muitas e, por isso, é indicado um cronograma – para não se perder diante de tantas tentações. Por ser um destino recorrente entre os mochileiros, é possível ir sozinho, mas fazer amizades e arrumar companhias para conhecer os países em comum na rota.

 

México – Por ser um país de gente jovem, é bem convidativo para quem chega sozinho – porque é impossível permanecer só. Uma dica é Cancún, no sudeste do país. Lá tem praias tão lindas, quanto badaladas, como Holbox, Isla Mujeres, Playa del Carmen, Cozumel e Tulum. Obrigatório no roteiro é a Chichén Itzá, uma das sete maravilhas do mundo moderno que, além de proporcionar um passeio no mundo Inca, ainda tem uma bela praia para finalizar o dia.

 

Marcele também explica que, para quem vai fazer mochilão, é bom levar em consideração alguns fatores importantes antes de cair na estrada:

 

Dinheiro – É preciso reservar o dinheiro pensando, incialmente, nas necessidades básicas. A primeira a ser considerada é a alimentação. Como os valores variam de acordo com o país a ser visitado, é sempre bom dar uma pesquisada no custo diário da alimentação do local. Reservado esse dinheiro, as demais economias podem ser voltadas para passeios e demais peculiaridades da viagem. Vale a pena também pesquisar sobre os cartões pré-pagos internacionais, onde o dinheiro fica depositado em uma conta e o cartão pode ser utilizado como débito ou crédito em qualquer lugar do mundo. Além de mais seguro no caso de perdas e roubos, é a garantia de dinheiro para toda viagem – e, em caso de perda, é só solicitar uma segunda via. As desvantagens são as taxas, como o IOF, por isso é importante fazer uma cotação para a época da viagem.

 

Bagagem – Evitar despachar uma mala pode facilitar demais a vida de quem viaja – pode evitar roubos, extravios, além de ter ao alcance da mão tudo o que precisar. Por isso, é importante montar a mala de acordo com as reais necessidades da viagem, sem excessos. Um mochilão é mais indicado também porque facilita a locomoção da bagagem em qualquer tipo de terreno.

 

Hospedagem – Antes de sair, é indicado que os locais de hospedagem estejam decididos e reservados. Além da segurança, isso facilita a locomoção para pontos estratégicos – como pontos turísticos, supermercados, entre outros. Saber previamente onde se vai dormir também pode garantir mais economia, por já saber quanto será investindo, podendo passar no crédito e evitando pegar quartos mais caros, já que os mais baratos são os primeiros a esgotar. Hostel é uma opção para quem quer conhecer novas pessoas e gastar pouco.

 

Documentos – Alguns países exigem documentos específicos, como visto e seguro saúde. Por isso, assim que o destino for decidido, a primeira atitude deve ser pesquisar quais as documentações necessárias para viabilizar a viagem. Principalmente porque solicitar alguns desses documentos leva algum tempo, alguns chegam a demorar 90 dias.

 

Serviço

www.luckviagens.com.br

  1. Conselheiro Aguiar, 2205. Loja 03. Boa Viagem

(81) 3366.6222

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre (Desembarque Sul)

(81) 3302.3460 | (81) 3301.3656

 

 

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Confira a dica para quem vai acampar nas praias do Paraná nessas férias

Passeio de Kattamaram II é novo atrativo turístico de Foz

Bar de gelo de Foz terá neve e temperatura abaixo de zero

Village Iguassu Golf Residence será entregue oficialmente


Foz do Iguaçu recebe o maior bar de gelo do mundo

Foz do Iguaçu recebe o maior bar de gelo do mundo


Jovem escala ilegalmente uma Pirâmide Egípcia e mostra as imagens

Jovem escala ilegalmente uma Pirâmide Egípcia e mostra as imagens


Saturada, ilha grega de Santorini quer limitar o turismo

Saturada, ilha grega de Santorini quer limitar o turismo


Intercâmbio cultural na Normandia é proposta da Aliança Francesa de Curitiba

Intercâmbio cultural na Normandia é proposta da Aliança Francesa de Curitiba