Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Vai viajar sozinho? Veja as dicas e os melhores destinos

Viajar sozinho pode proporcionar experiências únicas. Conheça os melhores destinos e no que pensar antes de pegar a estrada sozinha.


terça-feira, 26/janeiro/2016
Vai viajar sozinho? Veja as dicas e os melhores destinos

Embarcar em uma viagem sozinho está nos planos de muitos brasileiros, seja em rotas nacionais ou internacionais. Ano passado, o TripAdvisor, maior site de viagens do mundo, divulgou que 77% das mulheres e 33% dos homens que responderam à pesquisa “Viagem Solitária” têm planos de viajar sozinhos. Tendência que deve continuar firme em 2016. Uma dica útil para esses aventureiros é filtrar as avaliações e opiniões no TripAdvisor e visualizar aquelas postadas por usuários que viajaram sozinhos e que, portanto, têm necessidades e perfil semelhantes.

 

Também é recomendado procurar a ajuda de consultores de viagens, que podem dar dicas de como se organizar com o dinheiro e documentos, escolher hotéis, onde comer, o que visitar, além das demais necessidades – como seguro viagem, que é obrigatório em alguns países. Viajar com agências também é uma opção para quem quer garantir mais segurança. Marcele Albuquerque, consultora de viagens da Luck Viagens, fala sobre os destinos mais procurados e ideais para quem vai cair na estrada sem companhia.

 

Nordeste brasileiro – Os estados que fazem parte do Nordeste brasileiro são ideais para os turistas que gostam de mochilar, mas não têm como sair do Brasil. Da Bahia ao Maranhão, é possível encontrar destinos que contemplam os que gostam de praia ou serra, cachoeiras, animais silvestres, matas, mas também baladas, arquitetura e cidades históricas. Além do custo inferior a outros destinos brasileiros, a proximidade entre os estados facilita a locomoção por terra, fazendo com que o viajante economize. Os nordestinos também foram considerados o povo mais carinhoso e receptivo do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, o que pode facilitar a vida de quem viaja sozinho. Não pode faltar no roteiro a Praia de Carneiros, em Pernambuco; Maragogi, em Alagoas; Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco; Morro de São Paulo, na Bahia, entre outros. Praia de naturismo de Tambaba, na Paraíba, fica para os mais ousados. Praias como Taparica, na Bahia, e da Pipa, no Rio Grande do Norte, também têm noites agitas, para quem gosta de balada.

 

Europa – O destino já é conhecido pelos viajantes solitários. A Europa, assim como o Nordeste, facilita a vida por proporcionar viagens por terra, em trens, assim como voos curtos, já que os países são próximos. É importante ter um roteiro, com planejamento, para não deixar de conhecer tudo que for possível e não perder tempo ou dinheiro – além de ser mais seguro. Dependendo de quanto for o investimento, dá para conhecer em uma única viagem a Itália, Áustria, República Checa, Alemanha, Holanda, Bélgica e França. Ou ainda Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda e, de quebra, dar um pulinho no continente africano e conhecer Marrocos. As opções são muitas e, por isso, é indicado um cronograma – para não se perder diante de tantas tentações. Por ser um destino recorrente entre os mochileiros, é possível ir sozinho, mas fazer amizades e arrumar companhias para conhecer os países em comum na rota.

 

México – Por ser um país de gente jovem, é bem convidativo para quem chega sozinho – porque é impossível permanecer só. Uma dica é Cancún, no sudeste do país. Lá tem praias tão lindas, quanto badaladas, como Holbox, Isla Mujeres, Playa del Carmen, Cozumel e Tulum. Obrigatório no roteiro é a Chichén Itzá, uma das sete maravilhas do mundo moderno que, além de proporcionar um passeio no mundo Inca, ainda tem uma bela praia para finalizar o dia.

 

Marcele também explica que, para quem vai fazer mochilão, é bom levar em consideração alguns fatores importantes antes de cair na estrada:

 

Dinheiro – É preciso reservar o dinheiro pensando, incialmente, nas necessidades básicas. A primeira a ser considerada é a alimentação. Como os valores variam de acordo com o país a ser visitado, é sempre bom dar uma pesquisada no custo diário da alimentação do local. Reservado esse dinheiro, as demais economias podem ser voltadas para passeios e demais peculiaridades da viagem. Vale a pena também pesquisar sobre os cartões pré-pagos internacionais, onde o dinheiro fica depositado em uma conta e o cartão pode ser utilizado como débito ou crédito em qualquer lugar do mundo. Além de mais seguro no caso de perdas e roubos, é a garantia de dinheiro para toda viagem – e, em caso de perda, é só solicitar uma segunda via. As desvantagens são as taxas, como o IOF, por isso é importante fazer uma cotação para a época da viagem.

 

Bagagem – Evitar despachar uma mala pode facilitar demais a vida de quem viaja – pode evitar roubos, extravios, além de ter ao alcance da mão tudo o que precisar. Por isso, é importante montar a mala de acordo com as reais necessidades da viagem, sem excessos. Um mochilão é mais indicado também porque facilita a locomoção da bagagem em qualquer tipo de terreno.

 

Hospedagem – Antes de sair, é indicado que os locais de hospedagem estejam decididos e reservados. Além da segurança, isso facilita a locomoção para pontos estratégicos – como pontos turísticos, supermercados, entre outros. Saber previamente onde se vai dormir também pode garantir mais economia, por já saber quanto será investindo, podendo passar no crédito e evitando pegar quartos mais caros, já que os mais baratos são os primeiros a esgotar. Hostel é uma opção para quem quer conhecer novas pessoas e gastar pouco.

 

Documentos – Alguns países exigem documentos específicos, como visto e seguro saúde. Por isso, assim que o destino for decidido, a primeira atitude deve ser pesquisar quais as documentações necessárias para viabilizar a viagem. Principalmente porque solicitar alguns desses documentos leva algum tempo, alguns chegam a demorar 90 dias.

 

Serviço

www.luckviagens.com.br

  1. Conselheiro Aguiar, 2205. Loja 03. Boa Viagem

(81) 3366.6222

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre (Desembarque Sul)

(81) 3302.3460 | (81) 3301.3656

 

 

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Pesquisa do Airbnb aponta Matinhos, no Paraná, entre as 10 cidades do mundo que são ‘destino tendência’ para 2018

Restaurante Ostra Viva recebe certicificado de excelência do site TripAdvisor

Reforma de trapiches na Ilha do Mel impulsionará turismo

Cataratas do Iguaçu devem bater recorde histórico de turistas


Guaratuba tem uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil

Guaratuba tem uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil


Confira a dica para quem vai acampar nas praias do Paraná nessas férias

Confira a dica para quem vai acampar nas praias do Paraná nessas férias


Passeio de Kattamaram II é novo atrativo turístico de Foz

Passeio de Kattamaram II é novo atrativo turístico de Foz


Bar de gelo de Foz terá neve e temperatura abaixo de zero

Bar de gelo de Foz terá neve e temperatura abaixo de zero