Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Vivendo a cultura alagoana

Aproveite o mês de dezembro para conhecer o Guerreiro, auto natalino típico de Maceió


quinta-feira, 17/dezembro/2015
Vivendo a cultura alagoana

Que tal mergulhar no universo sonoro, poético e popular de Alagoas? A Terra dos Marechais, hoje, se configura como uma das culturas mais ricas e diversificadas do País. Quem conhece o Estado sabe que os folguedos se espalham por todos os ciclos festivos do ano, mas, no mês de dezembro, é forte a presença de tradições associadas ao ciclo natalino. É o caso do Guerreiro, um folguedo genuinamente alagoano, que é apresentado entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro.

O Guerreiro surgiu na década de 1920, partindo da junção de vários autos, como reisado, caboclinhos e pastoril. É teatro, música, poesia e dança: as cores se misturam aos brilhos para compor o visual. O som da sanfona, do tambor e do pandeiro dá sequência às intervenções instrumentais para contar e cantar a história do Messias. Cerca de 30 personagens compõem o cortejo. O Mestre, com um apito e uma espada na mão, comanda o grupo durante toda a apresentação. Construídos em Alagoas, o Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, considerado o All Inclusive mais bem avaliado da América do Sul e o oitavo mais bem avaliado do mundo, e o Salinas de Maceió Beach Resort, um dos resorts para família mais bem avaliados do País, ambos segundo o TripAdvisor, possuem uma programação especial para quem quiser conhecer mais sobre a cultura da região.

No Salinas de Maceió Beach Resort, a grande estrela é o Show Salinas Brasil Nordeste, que estreará neste mês e contará a história de vários ritmos regionais e nacionais. Na lista, entram o Guerreiro, o Caboclinho, o Xaxado e até o Carimbó e o Samba. “Queremos levar aos nossos hóspedes um pouco da cultura brasileira, com centro no Nordeste. Iremos estrear esse show agora, mas ele irá permanecer em 2016”, explica o gerente de Esportes e Lazer do Salinas de Maceió, Eduardo Modos. O resort conta, ainda, com noites dedicadas ao forró e ao MPB, além de show de humor.

Já no Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, três shows culturais contam aos hóspedes sobre os folguedos e as traduções de Alagoas. O Cordel do Mar Encantado traz Lampião e Maria Bonita, além do Guerreiro, do Cavalo Marinho e do Fandango. Já o Viva Salinas, que traz, já na abertura, uma apresentação exclusiva sobre o Guerreiro, expõe, ainda, o Forró com Boneca e o Coco de Roda Estilizado, manifestações típicas de Alagoas, além de outros ritmos regionais. Por último, o Afrobrasil faz uma homenagem à cultura africana, com menções à Zumbi dos Palmares e à Fazenda Marrecas, construída no século XVIII.

As apresentações fazem parte da programação semanal do resort. “Sempre tentamos montar nossos shows com atividades temáticas de Alagoas e dos arredores. As atuações são feitas pelos próprios funcionários do resort e também com pessoas da região. Recebemos muitos elogios”, comenta o gerente de Esportes e Lazer do Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, Gilberto Mendonça.

SERVIÇO
Salinas de Maceió Beach Resort
Endereço: Rodovia AL-101 Norte, Km 20, S/N, Ipioca, Maceió
Telefone: 4020-3296 (custo de uma ligação local)
Site: www.salinas.com.br/pt/maceio

Salinas do Maragogi All Inclusive Resort
Endereço: Rodovia AL-101 Norte, km 124 S/N, Maragogi – Alagoas
Telefone: 4020-3296 (custo de uma ligação local)
Site: www.salinas.com.br/pt/maragogi


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Passaporte da Alemanha é considerado o mais poderoso do mundo pelo 5º ano; brasileiro está no 18º lugar

Parque de Vila Velha oferece passeios especiais em janeiro

Hard Rock trará resorts ao Brasil — um deles, no interior do Paraná

Pesquisa do Airbnb aponta Matinhos, no Paraná, entre as 10 cidades do mundo que são ‘destino tendência’ para 2018


Restaurante Ostra Viva recebe certicificado de excelência do site TripAdvisor

Restaurante Ostra Viva recebe certicificado de excelência do site TripAdvisor


Reforma de trapiches na Ilha do Mel impulsionará turismo

Reforma de trapiches na Ilha do Mel impulsionará turismo


Cataratas do Iguaçu devem bater recorde histórico de turistas

Cataratas do Iguaçu devem bater recorde histórico de turistas


Guaratuba tem uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil

Guaratuba tem uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil