Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

INSS diz que ciberataque pode causar atrasos ‘pontuais’ em agências

Órgão explicou que sistema está sendo reiniciado aos poucos. Ainda segundo INSS, dados de contribuintes não foram acessados por hackers.


segunda-feira, 15/maio/2017
INSS diz que ciberataque pode causar atrasos ‘pontuais’ em agências

O INSS informou nesta segunda-feira (15) que o ataque hacker sofrido na última sexta (12) pode “ocasionar atrasos pontuais no atendimento das agências” de todo o país porque o sistema está sendo reiniciado aos poucos. O órgão declarou ainda que nenhuma informação dos contribuintes foi acessada pelos hackers.

“Em alguns casos, os processos estão sendo feitos manualmente, o que pode atrasar a fila de atendimento”, informou a Previdência, que afirma que todos os serviços foram mantidos normalmente.

“O INSS ressalta que o sistema não foi infectado, ou seja, os dados dos segurados estão resguardados. Apenas as informações salvas no desktop das máquinas atingidas foram criptografadas.”

Os contribuintes que estavam agendados para sexta, mas que não puderam ser atendidos devido ao ataque hacker são orientados a buscar orientação por meio do telefone 135. “A central de atendimento também entrará em contato com os segurados.”

Como está?

O auxiliar de almoxarifado Hugo Fedreric Zilliott tentou fazer o auxílio-doença em uma agência da W3 Sul nesta manhã. Ele não declarou que não precisa do sistema para resolver o problema, mas disse que “toda hora” um segurança pede para que todos tenham paciência, pois parte do sistema está offline ou lenta.

A gerente do local disse que os sistemas foram desligados preventivamente por causa do vírus e que nesta segunda, ao religar, os programas voltaram com lentidão.

Em Taguatinga, a tecnóloga em radiologia Eliane Souza da Silva foi buscar um documento para conseguir sacar o FGTS inativo, mas não conseguiu. “Me disseram que o sistema tá fora do ar desde sexta, ainda falaram que em nenhuma agência o sistema está funcionando e que não há previsão pra voltar”, disse.

Segundo o gerente da agência, Kennedy Gomes, 50 de 62 máquinas foram infectadas pelo vírus. As pessoas agendadas que quiseram dar entrada na aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade e certidão por tempo de contribuição terão os documentos recolhidos pelos servidores, que irão cadastrar as demandas assim que o sistema voltar ao normal.

Gomes informou ainda que a atualização, cadastro de procuração ou solicitação de pagamentos não recebidos anteriormente não estão sendo realizados. Para as perícias inicial e de prorrogação de incapacidade laborativa, os servidores vão ligar para as pessoas para fazer o reagendamento, porque o atendimento também não está sendo feito.
g1


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
ASAS derruba umidade para 9%, promove geada e frio radiativo no Sudeste e Sul do Brasil. Frio pode aumentar no final de semana

Justiça Federal autoriza leilão de R$ 14,5 milhões em bens de Sérgio Cabral

Janot diz que não há dúvidas de que Temer cometeu ‘crime de corrupção’

Avião interceptado pela FAB com cocaína decolou de fazenda da família de Maggi


Palocci é condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

Palocci é condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro


Lula tem 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%, aponta pesquisa Datafolha para 2018

Lula tem 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%, aponta pesquisa Datafolha para 2018


Jovens acampam para comprar tênis de Kanye West

Jovens acampam para comprar tênis de Kanye West


Maia sanciona lei que libera remédios para emagrecer, informa Casa Civil

Maia sanciona lei que libera remédios para emagrecer, informa Casa Civil



CFW Agência de Internet