O que é o Prouni?
O Prouni – Programa Universidade Para Todos completa em 2023 dezesseis anos. O programa foi criado em 2004 pelo governo federal, buscando democratizar o acesso ao ensino superior do país.
Desde a sua primeira edição era necessária a participação no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio para poder concorrer às vagas. Isto porque elas são distribuídas de acordo com as notas obtidas pelos candidatos no exame.
No entanto, só é aceita a pontuação no último exame realizado. Assim, o estudante que pretende participar do Prouni 2023 deverá primeiramente fazer as provas do Enem. O exame será aplicado em todo o Brasil em novembro.
Inscrições e Requisitos do Prouni
Além de participar do Enem, é necessário alcançar uma nota mínima para poder participar do Prouni aluno. Portanto, candidatos que obtiverem nota zero na redação e/ou não atingirem uma nota média de 450 pontos no exame sequer podem efetuar inscrição no Prouni.
Acontecerão dois processos de seleção do Prouni em 2023, sendo um no primeiro e outro no segundo semestre. A edição do primeiro semestre ocorrerá em janeiro, semanas após a divulgação do resultado final do Enem. Já a segunda edição acontecerá em junho (em ambos os processos serão utilizadas as mesmas regras).
Em primeiro lugar, para se inscrever no Prouni 2023 acesse o site oficial (http://siteprouni.mec.gov.br/). Este, aliás, é o único modo de se candidatar às vagas disponibilizadas.
Posteriormente, o acesso é feito informando número de inscrição e senha do Enem, além do CPF do candidato. Em caso de perda dos dados do Enem é possível realizar a recuperação no site do exame.
Cotas Prouni – Como Funciona
O Prouni tem uma política de cotas para alunos que se declaram afrodescendentes, indígenas ou portadores de necessidades especiais. O Ministério da Educação destina aos cotistas uma porcentagem das vagas que são distribuídas.
O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos negros, pardos e índios, por Estado, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Portanto, cada estado tem um percentual específico.
Os candidatos que se inscrevem pelas cotas para estudantes negros, pardos ou indígenas não precisam passar pela comprovação. O critério é autodeclaratório. Já quem se inscreve para as Cotas Prouni 2023 como portador de deficiência é obrigado a apresentar laudo médico atestando o tipo e o grau.
Para se inscrever a uma das vagas de Cotas e saber os resultados Prouni 2023 o candidato deve selecionar esta opção no ato de inscrição. O sistema disponibiliza opção de se inscrever para a ampla concorrência ou para Cotas.
Leia também: SENAC Cursos Gratuitos: Inscreva-se!