Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

OAB Guarapuava promove o Concurso de Artigos Ministra Denise Martins Arruda


segunda-feira, 23/março/2015
OAB Guarapuava promove o Concurso de Artigos Ministra Denise Martins Arruda

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarapuava lança o CONCURSO DE ARTIGOS MINISTRA DENISE MARTINS ARRUDA. A inscrição é gratuita e deve ocorrer na sede da Subseção da OAB, na Rua Coronel Saldanha, 1903, até às 18h do dia 26 de junho de 2015.

Além de estimular o potencial criativo e o aprofundamento do conhecimento, a Subseção da OAB presta uma homenagem à guarapuavana que sempre defendeu e desempenhou com nobreza e probidade sua atividade profissional na Advocacia e na Magistratura, onde foi Ministra do Superior Tribunal de Justiça.

O Concurso de Artigos contará com duas categorias e temas: para a categoria “Advogado” o tema é “O desafio da advocacia no Século XXI” e para a categoria “Estudante de direito” o tema é “Direito e Justiça”.

O concurso é direcionado a todos os advogados regularmente inscritos na Subseção de Guarapuava e adimplentes junto a OAB e estudantes de Direito das instituições de ensino sediadas em Guarapuava.

O primeiro colocado na categoria “Advogado” receberá como prêmio R$ 1.000,00 (um mil reais) e o primeiro colocado na categoria “Estudante de Direito” receberá R$ 500,00 (quinhentos reais).

 

A Comissão Julgadora terá até o dia 31 de julho para a avaliação dos artigos e a divulgação dos resultados será até o dia 3 de agosto de 2015 na sede da Subseção de Guarapuava-PR e através do site www.oabguarapuava.com.br. A premiação acontecerá durante Jantar de Confraternização alusivo ao Dia do Advogado.

O edital do concurso com todas as informações está no site www.oabguarapuava.com.br.

Quem foi a Ministra Denise Martins Arruda?
Nascida em Guarapuava, em 1941, inspirada no exemplo do pai, o conhecido e saudoso advogado Oscar Virmond de Arruda, escolheu o caminho do Direito, conquistando, com apenas 22 anos de idade, em 1963, o título de bacharel pela Universidade Federal do Paraná. Depois de alguns anos advogando, em 1966 foi aprovada em concurso para juíza substituta, iniciando sua atuação como magistrada em Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
Mediante novo concurso, foi promovida a juíza de direito, cargo que exerceu nas comarcas de Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba. Sua destacada atuação na magistratura fez com que merecesse nova promoção, agora para o Tribunal de Alçada, onde em 2001 foi eleita para a vice-presidência. Ela se tornou, assim, a primeira mulher a ocupar um cargo de direção no Poder Judiciário paranaense. Em janeiro do ano seguinte, nova e mais honrosa promoção, agora a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.

 

Denise Martins Arruda não permaneceu muito mais do que dois anos como desembargadora. Em maio de 2003, tornou-se a quarta mulher do país a chegar ao Superior Tribunal de Justiça, nomeada ministra pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A magistrada paranaense permaneceu naquela corte até alcançar a merecida aposentadoria, em abril de 2010.
Denise Martins Arruda faleceu em 12/12/2013. Por sua longa e vitoriosa carreira jurídica, sempre galgando posições mais altas por competência e merecimento, a guarapuavana Denise Martins Arruda se faz merecedora desta homenagem.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Câmara deve votar cassação de Eduardo Cunha nesta segunda-feira

Secretaria de Habitação promove sorteio para contemplados com casas no Residencial 2000

Reitor e vice-reitor da Unicentro são reconduzidos aos cargos para novo mandato

Em cerimônia de formatura, jovens e adultos recebem diplomas de conclusão do EJA


Núcleo de Mecânica e Autopeças promove ação de conscientização sobre manutenção de veículos

Núcleo de Mecânica e Autopeças promove ação de conscientização sobre manutenção de veículos


Fazenda Canaã realiza manhã recreativa

Fazenda Canaã realiza manhã recreativa


Coral dos Anjos emociona multidão no Parque do Lago com mensagem de esperança e amor

Coral dos Anjos emociona multidão no Parque do Lago com mensagem de esperança e amor


Empresas vencedoras do MPE Brasil e Acig são homenageadas

Empresas vencedoras do MPE Brasil e Acig são homenageadas



CFW Agência de Internet