Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Aprenda a usar o secador e a chapinha sem danificar os fios

Cabelos precisam de cuidados específicos para não sofrer com as altas temperaturas


quinta-feira, 23/junho/2016
Aprenda a usar o secador e a chapinha sem danificar os fios

Para muitas mulheres, secadores e chapinhas são itens indispensáveis e ótimos aliados na hora de arrumar os cabelos. Entretanto, quando não usados com cuidado, eles podem ressecar, danificar e, até mesmo, queimar as madeixas, causando a queda dos fios e problemas no couro cabeludo. Por isso, é de extrema importância tomar certas precauções ao usar essas ferramentas.

 

O primeiro passo para quem esses equipamentos com frequência é pesquisar muito bem antes de comprá-los e investir em modelos que tenham íons que protegem os fios do calor excessivo, minimizando os danos. Já na hora de usar, a atenção precisa ser redobrada: primeiro, deve-se retirar bastante a água dos fios e somente então iniciar a secagem das madeixas, mantendo sempre uma distância adequada e sem encostar o secador nos fios.

 

Já as chapinhas não podem ficar tempo demais no cabelo. O ideal é que ela seja usada, no máximo, três vezes em cada mecha e em uma temperatura que se adapte ao tipo da fibra capilar. Quanto mais fino, mais fria deve ser a temperatura. Aliás, usar um protetor térmico antes de começar a secagem ou o alisamento é indispensável. Afinal, é ele quem vai criar uma capa protetora nos fios, ajudando a evitar os males causados pelo calor excessivo.

 

Os cuidados, entretanto, não param por aí. Além de escolher bons equipamentos, é importante acertar na escolha do shampoo e condicionador, pois o produto errado pode ocasionar aumento da eletricidade estática dos fios, deixando-os mais frágeis, quebradiços e sem brilhos, além de aumentar o frizz e ter uma tendência maior à quebra.

 

“Para quem faz uso de chapinhas e secadores, o ideal é investir em produtos com aminoácidos, vitaminas e silicones”, explica Gilberto Miranda, representante da Vitiss Cosméticos em Pernambuco e na Paraíba. Um exemplo é a linha Intense Repair, da que elimina a porosidade e cauteriza a fibra do cabelo danificado, restaurando e recuperando a saúde dos fios, além de aumentar a força e elasticidade das madeixas, conferindo penteabilidade e toque sedoso.

 

A linha conta, ainda, com uma cauterização especial que deve ser usada após o shampoo e antes do condicionador para intensificar o efeito e uma máscara capilar hidratante para garantir a suavidade dos fios e reduzir o volume dos cabelos. O ideal é que a hidratação seja feita, no mínimo, uma vez por semana ou a cada 15 dias, mas em caso de fios bastante danificados é possível realizá-la mais vezes dentro do mesmo intervalo.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Cientistas dizem ter feito a maior descoberta em 50 anos contra doenças degenerativas

Conheça a dispraxia, transtorno que afeta o ator de Harry Potter

Como queimar a gordura abdominal?

Por que engordamos quando ficamos mais velhos


Dermatologistas alertam para o perigo do bronzeado com fita

Dermatologistas alertam para o perigo do bronzeado com fita


Vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença, diz nova recomendação da Anvisa

Vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença, diz nova recomendação da Anvisa


Mais da metade dos brasileiros de 16 a 25 anos está infectada com HPV

Mais da metade dos brasileiros de 16 a 25 anos está infectada com HPV


Estudo mostra como a diabetes tipo 2 ocorre em pessoas obesas

Estudo mostra como a diabetes tipo 2 ocorre em pessoas obesas